Clique para receber novidades grátisClique para receber novidades grátisSeguir no Twitter
Loading

sábado, 14 de março de 2009

Curiosidades - Diabolus In Musica e a relação com a Igreja

Aqui você aprende um pouco mais de música para não mais ouvir simplesmente por ouvir. Fique sempre de olho no Headbanger para entender mais sobre tantas polêmicas que envolve o rock e suas vertentes!

A matéria a seguir foi publicada no Whiplash!:

Na idade média a Igreja Católica proibia o uso do intervalo SI-FA por gerar um trítono, uma dissonãncia que na época era considerada demoníaca. O intervalo de trítono era conhecido como "diabolus in musica", nome de um disco da banda Slayer.

Segue o artigo sobre o trítono da Wikipedia:

Chamamos de Trítono um intervalo entre alturas de duas notas musicais que possua exatamente três tons inteiros. O efeito denominado tritono consiste uma das mais complexas dissonâncias possiveis na música ocidental.

Quando ocorre em acordes, caracteriza-se por 4ª aumentada (#4) ou 5ª diminuta (b5). Todos os acordes diminutos possuem em sua formação o trítono, sendo a distância intervalar da tônica do acorde para a quinta do mesmo, o que se repete em acordes de 7ª menor, onde a relação intervalar da 3ª para a 7ª é de um tritono.

O tritono causa sensação de movimento, motivo que o faz ser muito explorado em momentos de "tensão" da música.

Durante algum tempo os tritonos eram proibidos pela igreja ocidental por causarem demasiado efeito de tensão e movimento. Fato superado em algum tempo pelos compositores, que descobriram meios para justificarem sua utilização.

Exemplos de trítono podem ser encontrados em quase todas as músicas, sendo que as mais carregadas de tensão (como a 5ª Sinfonia, 1º Movimento de Beethoven) obviamente possuem mais tritonos em sua construção harmônica. Atualmente, mesmo as musicas calmas apresentam empregos de tritonos em alguns momentos: o simples fato de executar a nota fá e a si ao mesmo tempo gera um trítono (por exemplo).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí, ow!

Digite seu em@il aqui: