Clique para receber novidades grátisClique para receber novidades grátisSeguir no Twitter
Loading

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Angra

Momento de descontração na sala de um estúdio em 2006 na Alemanha... Angra é uma banda de heavy metal e power metal brasileira, formada na cidade de São Paulo em 1991.

A banda foi formada pelo empresário Antônio "Toninho" Pirani, dono da revista Rock Brigade e do selo Rock Brigade Records, por volta de 1991, no auge do estilo metal melódico. Toninho convocou músicos de renome do mercado, como Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Luís Mariutti (baixo), Andre Matos (que já tinha trabalhado com Toninho em sua antiga banda, Viper) (vocal) e Marco Antunes (bateria). O nome significa deusa do fogo na mitologia tupiniquim, além de significar uma pequena enseada ou baía usada como porto natural.
O quinteto ensaiou praticamente por um ano para lançar sua primeira demo tape, intitulada Reaching Horizons em 1992. No ano seguinte, o Angra teve a oportunidade de gravar seu primeiro CD, Angels Cry. Considerado por muitos o melhor álbum da banda, Angels Cry obteve ótima repercussão tanto no Brasil como no exterior (principalmente no Japão, onde a banda alcançou uma marca de mais de 100 mil cópias vendidas), graças à inteligente mistura de heavy metal e música clássica, sonoridade que marcou o estilo da banda. Pouco antes das gravações do álbum, Marco Antunes deixou a banda, o que fez com que a bateria fosse gravada por Alex Holzwarth. Em seguida, Ricardo Confessori assumiu as baquetas do Angra.
Depois de passar o ano de 1994 excursionando pelo Brasil, o Angra iniciou as gravações de seu novo álbum em 1995. Holy Land, lançado em 1996, é o disco que trouxe à tona diversas influências brasileiras, sem, no entanto, deixar de lado o peso e a técnica do heavy metal. Isso valeu à banda ainda maior reconhecimento internacional, culminando em shows por diversos países europeus, como Itália, França e Grécia, além de proporcionar ao grupo mais um disco de ouro (100 mil cópias) no Japão. No início do ano seguinte, a banda faria sua primeira turnê pelo Japão, um dos países no qual são mais populares. Como conseqüência de tantos shows bem sucedidos, foi lançado em 1997 o EP Holy Live, com quatro faixas ao vivo gravadas em Paris. A banda teve o videoclipe da canção "Make Believe" indicado para o MTV Video Music Awards de 1997, acabando como um dos mais votados.
O ano de 1998 marcou o início de mais uma produção do Angra. Com Chris Tsangarides na produção (que trabalhou, entre outros, com Helloween e Judas Priest), a banda antecipou seu próximo álbum com o single de três canções Lisbon, lançado em julho daquele ano. O álbum completo, intitulado Fireworks foi lançado em setembro do mesmo ano, mostrando a banda menos voltada para os ritmos brasileiros e mais dedicada ao heavy metal. Durante a turnê do álbum, os problemas de relacionamento com o empresário Antônio Pirani se agravaram, resultando em conflitos internos.
Mesmo fazendo muito sucesso (os 3 primeiros álbuns do Angra superaram a marca de 1 milhão de cópias vendidas, segundo o site andrematossolo.com.br) os problemas fizeram com que a banda se separasse em 1999.

No início de 2001 sairam Andre Matos, Ricardo e Luis dando lugar a Aquiles Priester(bateria), Edu Falaschi(vocal) e Felipe Andreoli(baixo). A escolha destes músicos foi muito rigorosa, levando em conta anos de experiência, muita técnica e harmonia perfeita entre todos depois de alguns ensaios, levando a banda a lançar o álbum mundialmente famoso Rebirth(renascimento em português), gravado no Brasil e na Alemanha pelo renovado produtor Dennis Ward.

Com um trabalho intenso de divulgação, a banda fez shows em várias capitais brasileiras, quebrando récordes em várias delas. Em menos de dois meses, Rebirth já havia atingido o expressivo número de 100 mil cópias vendidas em todo o mundo.

Em março do mesmo ano a banda embarcou para mais uma turnê pela Europa. Foram 18 apresentações em sete países: Itália, Alemanha, França, Espanha, Holanda, Bélgica e Suíça, sempre contando com o Silent Force como banda de abertura. Como saldo, aconteceu uma repetição do que já havia ocorrido na América Latina, ou seja, uma repercussão altamente positiva. Os novos integrantes foram muito bem recebidos pelo público europeu e mostraram entrosamento invejável em cena. Por tudo isso, o Angra realçou sua posição de destaque no continente europeu.

Antes de embarcar para mais uma empreitada internacional, a banda gravou uma versão heavy metal e um clipe da canção Pra Frente Brasil. O vídeo foi exibido pelo canal esportivo SporTV durante a Copa do Mundo de 2002 e continua sendo veiculado no canal Multishow.

Angra via o surgimento dos resultados de todo esse trabalho ao ser aclamado por praticamente toda a imprensa especializada do Brasil nas tradicionais votações dos leitores de “Melhores de 2001”, além de receber considerável votação também dos leitores da imprensa internacional, especialmente no Japão, naquela que é considerada uma das maiores publicações do gênero de todo o mundo, a revista Burrn!
Em junho a banda esteve mais uma vez no Japão, onde fez cinco apresentações nas cidades de Nagóia, Tóquio, Osaka e Hiroshima, entre os dias 19 e 24. Os shows, ocorridos na mesma época da campanha vitoriosa da seleção brasileira na Copa do Mundo, obtiveram enorme sucesso junto ao público. No dia 14, o Angra foi a primeira banda de heavy metal sul-americana a se apresentar em Taiwan, em um show inesquecível na cidade de Taipé.

O Angra tem se deparado com várias crises entre seus membros e o empresário ao longo do tempo, inclusive brigas que levaram até a agressões físicas. Mais detalhes aqui.
Apesar de tudo o Angra, na minha humilde opinião de leigo, é uma das melhores bandas do mundo no gênero. Tanto é que vem fazendo escola no Brasil e no mundo todo! Vale a pena conferir Rebirth, Carry On, Hunters And Prey, a baladinha romântica Bleeding Heart, Running Alone e o cover Wuthering Heights(Kate Bush). Essas são as que eu mais gosto e sei que você também não se decepcionará!
Angra é power metal na veia \,,/
Integrantes
Formação Atual

Kiko Loureiro - Guitarra
Rafael Bittencourt - Guitarra
Edu Falaschi - Vocal
Felipe Andreoli - Baixo
Aquiles Priester - Bateria
Fabio Laguna - Teclado

Membros Anteriores
Andre Matos - Vocal
Luís Mariutti - Baixo
Marco Antunes - Bateria
Ricardo Confessori - Bateria
André Hernandes - Guitarra

Membros Convidados
Milton Nascimento - Vocal
Hansi Kürsch - Vocal
Sabine Edelsbacher - Vocal
Kai Hansen - Vocal & Guitarra
Dirk Schlächter - Guitarra
Sascha Paeth - Guitarra
Alex Holzwarth - Bateria
Thomas Nack - Bateria
Leck Filho - Teclado
Fabio Ribeiro - Teclado

Discografia
Álbuns
(1993) Angels Cry
(1996) Holy Land
(1996) Freedom Call
(1998) Fireworks
(2001) Rebirth
(2004) Temple of Shadows
(2006) Aurora Consurgens


EPs
(1992) Reaching Horizons
(1996) Live Acoustic At FNAC
(1998) Acoustic...and More
(2002) Hunters and Prey


Demos
(1992) Reaching Horizons
(1994) Eyes of Christ
(2001) Acid Rain


Singles
(1996) Evil Warning
(1998) Lisbon
(1998) Rainy Nights
(2006) The Course of Nature


Clipes
(1993) Carry On
(1993) Time
(1996) Make Believe
(2001) Rebirth
(2002) Para Frente Brasil
(2004) Waiting Silence
(2004) Wishing Well
(2006) The Course Of Nature
Gênero: Heavy, Power Metal
País: Brasil
Myspace da banda
Biografia completa

Angels Cry


Wuthering Heights


Rebirth

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí, ow!

Digite seu em@il aqui: