Clique para receber novidades grátisClique para receber novidades grátisSeguir no Twitter
Loading

sábado, 11 de outubro de 2008

Symphonic Power Metal

Symphonic Metal é uma vertente (subgênero) do Heavy Metal que possui elementos sinfônicos, ou seja, elementos que são similares ao da sinfonia clássica. Estes elementos podem ser realizados por uma orquestra, ou simulados por teclados e sintetizadores onde o som fica similar ao de uma orquestra. O gênero musical Symphonic Metal, ou Metal Sinfônico se caracteriza pela utilização muito frequente de vocais líricos, e da utilização de sons que reproduzem os de orquestras através de teclados ou da própria inserção de sons tocados por músicos eruditos com instrumentos eruditos.
"Symphonic" pode também (pouco freqüentemente) descrever metal com elementos da música clássica que não parecem sinfônicos. Um exemplo é a banda Virgin Steele, que só ocasionalmente usa teclados orquestrais, mas freqüentemente usa piano com som clássico.
Existem bandas de symphonic metal em diversos gêneros do metal como por exemplo o power metal e o black metal, sendo que no power metal ele é chamado Symphonic Power Metal e no Black Metal, Symphonic Black metal. Incluindo-se nesses outros gêneros, o Symphonic, como característica, influencia no estilo, mas também é influenciado.

Em sua origem, o Symphonic Metal tem a idéia da inserção de trechos de músicas clássicas em albuns de bandas de Death Metal, Black Metal e até de Gothic Metal.
Contudo, o estilo musical se emancipa efetivamente com a banda Therion.
A banda publica seus primeiros albuns no início dos anos 90, com um som pesado como os estilos anteriormente citados. Já em 1996, com o disco Lepaca Kliffoth nota-se forte influência de música clássica, mas ainda o metal pesado é a marca registrada.
Porém, é com o disco Theli (também de 1996) que de fato a idéia de mesclar música clássica ao Riff do Metal ganha vida e se levanta. Músicas como "To Mega Therion" e "Cults of The Shadow" demonstram uma nova forma de se fazer Metal, com o refinamento de música erudita aliado a um som marcante e não menos pesado.
No ano de 1997, bandas como Nightwish e Within temptation surgem na cena Metal, exibindo vocais líricos aliados às guitarras.
Em 2003, surge uma obra prima do Metal Sinfônico. O disco denominado Secret of The Runes foi gravado com uma orquestra de fato, e esbanja qualidade sonora e o timbre real dos instrumentos eruditos - dispensando o limitado poder dos sintetizadores para este fim.
O Metal sinfônico é mais conhecido no mundo através de bandas como Nightwish e After Forever que ganharam maior projeção devido ao fato de não se aventurarem num estilo tão diferenciado.
Bandas como Therion que preserva uma influência clássica muito forte, e as bandas dos gêneros Symphonic Black Metal e Symphonic Power Metal têm maior projeção na Europa.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí, ow!

Digite seu em@il aqui: