Clique para receber novidades grátisClique para receber novidades grátisSeguir no Twitter
Loading

domingo, 18 de janeiro de 2009

Edguy

Edguy Edguy é uma banda de Power metal fundada na Alemanha por Tobias Sammet e Jens Ludwig.

O Edguy surgiu em 1992 na Alemanha, quando Tobias Sammet se cansou de apenas coverizar bandas como Kiss e AC/DC. Baixista, tecladista e vocalista, o jovem rapaz decidiu formar uma banda para fazer composições próprias e chamou para a sua primeira formação Jens Ludwig (guitarra,vocais de apoio), Dirk Sauer (guitarra,vocais de apoio) e Dominik Storch (bateria). Com a banda e as composições já prontas, resolveram gravar uma demo em 94. O resultado acabou em duas demo-tapes: "Evil Minded" e "Children of Steel".

A princípio, o som da banda era algo mais cru e com muita inexperiência por parte dos músicos. Em 1995 entraram no Toxic Beat Studios, em Fulda, e com a ajuda do engenheiro de som Sven Rowoldt gravaram em apenas 2 semanas o disco independente Savage Poetry. Com uma tiragem de apenas 1.000 cópias, eles enviaram algumas dessas para as gravadoras analisarem, e venderam o restante com o intuito de obterem algum retorno financeiro. A gravadora AFM Records decidiu dar uma chance aos 4 rapazes. Logo após assinarem o contrato, foi discutida com a gravadora a intenção de lançarem "Savage Poetry", mas a gravadora se recusou alegando que era um disco pouco profissional.

Em 1997 sai Kingdom of Madness, o primeiro álbum oficial da banda. Álbum apresenta-se muito bom tecnicamente, contando com excelentes músicas Wings of a Dream, Deadmaker, When a Hero Cries, Heart of Twilight entre outras.

A turnê de divulgação do álbum Kingdom of Madness foi curta e teve apenas poucos shows para divulgar o álbum, essa turnê foi a ultima com Tobias Sammet tocando baixo em shows.

A turnê do Kingdom of Madness marca também pois essa foi a última turnê com músicas do Savage Poetry e das demos nos sets lists. Pois de 98 em diante a banda nunca mais voltou a tocar essas canções, segundo Tobias as músicas dos primeiros albuns eram muito ruins, fracas, chatas e ficavam horríveis ao vivo, isso se deve também ao fato de que a banda era um quarteto com jovens de apenas 20 anos e não dava para reproduzir com muita qualidade os albuns de estúdio visto que não tinham um tecladista nos shows e Tobias não tinha tanta facilidade em cantar devido a falta de experiência, técnica, etc. E ainda por cima tinha que tocar baixo.

Depois da turnê as únicas músicas que continuaram tocando nas turnês seguintes foram:"Deadmaker" e "Wings Of a Dream" do Kingdom of Madness.

Mudanças na formação
Mudanças ocorrem, sai Dominik e Frank Linbertall é contratado apenas para gravar o álbum. O som da banda se volta para o power metal, e eles entram mais uma vez em estúdio com Tobias Sammet (baixo e vocais), Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra) e (bateria) e gravam o que viria a ser seu grande primeiro sucesso, o disco Vain Glory Opera de 1998. Depois do disco gravado, Felix Bohnke assume a bateria.

O disco ainda contou com a participação de Hansi Kürsch do Blind Guardian nas faixas "Out Of Control" e "Vain Glory Opera", dividindo os vocais com Tobias. Foi a partir daí que Tobias Sammet teria a idéia de num futuro próximo compor uma ópera rock (Este projeto se concretiza no ano 2000 sob o nome de Avantasia). Tobias porém, não consegue se concentrar muito nas apresentações por ter que cantar e tocar baixo ao mesmo tempo e também por alguns conselhos de Hansi que também tocava baixo antes, mas parou devido a dificuldade, ele então influência Tobias a fazer o mesmo. Tobias decide então chamar para banda Tobias Exxel, que assume o posto de baixista deixando Tobias Sammet livre para se concentrar somente nos vocais. A turnê do Vain Glory Opera durou 5 semanas e foi a primeira com a banda em quinteto. Vale destacar o show no Wacken Oper Air (Festival de Metal mais famoso da Alemanha), o Edguy abre o evento.

Já com Exxel na banda, eles gravam em 1999 o álbum Theater of Salvation. A crítica elogiou muito a banda, comparando-a às bandas Helloween e Queensrÿche. Alguns chegaram a comparar o timbre vocal de Tobias Sammet com o de Geoff Tate e do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson. A turnê teve 3 meses com a banda abrindo para Hammerfall, Gamma Ray e Angra. A banda participa pela segunda vez do Wacken Open Air, é até feito uma reportagem sobre a banda pela tv alemão, aliás é o primeiro registro em vídeo do Edguy, dessa vez a banda abre o palco principal do evento.

Em 2000 a banda prepara uma surpresa para os fãs e lança o álbum duplo The Savage Poetry, contendo no primeiro disco as músicas de "Savage Poetry" regravadas e em novas versões, e no segundo disco o original "Savage Poetry". Mas em 2000 não houve turnê do re-lançamento do álbum The Savage Poetry, tanto é que nenhuma música do álbum foi tocada nessa turnê, o que houve foi uma continuação da turnê do Theater Of Salvation, mas agora com mais músicas adicionadas ao set lists, em 2000 os shows passaram a ter 90 minutos e não mais somente uma hora. Nessa época eles abrem alguns shows para o Iron Maiden e com isso ganham muitos fãns devido ao público do Iron ser sempre grande em seus shows. Depois desse presente, Tobias Sammet decide se dedicar ao seu projeto paralelo e lança em 2001 o álbum Avantasia: The Metal Opera. Este projeto contou com diversas estrelas do heavy metal mundial como Michael Kiske, Kai Hansen, Timo Tolkki, Markus Grosskopf e Andre Matos.

Mandrake
Ainda em 2001 sai o álbum Mandrake, o single [Le Marche Des Gendarmes] e o EP Painting On The Wall, o disco que começaria a ditar novos rumos na sonoridade da banda. As músicas em si estavam mais pesadas que nos discos anteriores, mostrando o melhor do power metal. Mandrake, composto na mesma época do projeto Avantasia, elevou o nome do grupo, em especial o de Sammet, que a partir daí começou a ser elogiado mundo afora como um dos melhores compositores do estilo. Músicas como "Fallen Angels" e "Tears of a Mandrake" tornaram-se clássicos ao vivo. Com Mandrake a banda faz uma turnê pela primeira vez na América do Sul. E resolvem gravar um disco ao vivo do show realizado na França em 24 de novembro de 2001. O álbum Burning Down to the Opera sairia um ano depois em 2003. A turnê do Mandrake foi a primeira turnê mundial passando pelos 4 cantos do mundo. Depois dessa grande excurssão a banda entra de vez no cena Metal e fica muito conhecida por todos e começa a dar os primeiros passos rumo a fama.

Em 2002 sai uma coletânea de vídeos de novas bandas de Metal chamado Prog Metal 2002, e nela contém a música The Headless Game, gravada no show de Atlanta na Georgia em 15 de novembro de 2002 no fim da turnê, esse vídeo marca pois é o primeiro registro da banda tocando ao vivo.

Vale destacar o show no Wacken Open Air em 3 de Agosto de 2002, dessa vez como uma das bandas principais do evento e tocando para cerca de 40.000 mil fãs.

No verão de 2002 é lançado o segundo álbum do Avantasia chamado The Metal Opera II, chegando ao TOP 17 na Alemanha.

O curioso do álbum Mandrake é que foi gravado o clipe All The Clowns, e a música não foi tocada em nenhum show da turnê, estranho isso, pois supõe-se que a música da qual seja feito o clipe, seja uma das melhores do álbum. Reza a lenda que só fizeram isso porque a música é comercial, danco certo para o clipe mesmo para ganhar mais fãns, daí se recusavam a tocar nos shows pois era muito pop ou comercial, ou seja, só fizeram o clipe para atrair o público fora do cenário Metal e com isso ganhar mais fãns, uma estratégia de puro marketing mesmo, outros dizem que a música não tem nada de pop ou comercial e que isso é tudo conversa fiada e só não tocam porque não funciona bem ao vivo mesmo.

No ano inteiro de 2003 a banda tira para descansar, pois desde 97 estavam fazendo shows todos os anos seguidos e de 2000 até 2002 a banda cresceu, com isso a demanda de show também cresceu tanto que foi preciso um merecido descanso.

Depois de algumas desavenças com a AFM Records, o Edguy decide encerrar o contrato com a gravadora e assinam com a Nuclear Blast. A AFM ainda lança em 2004 a coletânea Hall Of Flames.

No mesmo ano, a banda lança os EP's King of Fools e depois Lavatory Love Machine, mostrando a banda em sua melhor forma; além de revelar novos rumos. Depois do EP é lançado o elogiadíssimo Helfire Club, que surpreendeu críticos e fãs, apostando em um som mais agressivo, pesado e visceral. Considerado por muitos como a obra-prima da banda, Hellfire Club foi seu álbum mais vendido e que mostrou a grandeza do grupo, fazendo-o finalmente conquistar o mundo. Destaques: "Mysteria", "The Piper Never Dies", "Lavatory Love Machine" e "The Navigator", esta última mostrando um acento Hard Rock que seria incorporado no álbum seguinte. A turnê novamente é um sucesso e passa por todo mundo, inclusive foi gravado um dvd no show no Brasil em São Paulo no Espaço das Américas, dia 2 de outubro de 2004, mas infelizmente o dvd nunca chegou a ser lançando devido a problemas nas câmeras, só se salvaram as 3 primeiras músicas: Mysteria, Navigator e Under The Moon, que foram colocadas no dvd Superheroes, lançado em 2005. Jens ajudou Tobias em algumas composições nesse álbum.

Outra curiosidade nessa turnê é que Tobias estava de cabelo um pouco mais curto. Foi a primeira turnê com o Edguy de visual mudado.

Outra curiosidade também que vale muito destaque é o show em Catanduva no dia 9 de Outubro de 2004. Até hoje os metaleiros da região e das cidades vizinhas não acreditaram que uma banda tão grande tocou numa cidade tão pequena do interior de São Paulo, supõe-se que bandas internacios de prestígio só toquem em grandes capitais, mas o Edguy quebra todos os protocolos e clichês e faz o show, excelente por sinal e ganhando assim novos fãns no interior paulista e marcando a história, pois é uma das poucas bandas internacionais a fazerem shows em cidades pequenas. Quem abriu esse show foi a banda brasileira do interior paulista Eyes Of Shiva.

A música Lavatory Love Machine foi escrita depois da primeira vinda ao Brasil em 2002, foi no avião durante a viagem que Tobias teve a idéia de escrever sobre as aeromoças brasileiras. Portanto a música é uma espécie de homenagem as mulheres brasileiras.

Ainda em 2005 é lançado o Ep Superheroes que chega ao top 10 na Suécia.

Rocket Ride
Em 2006, a banda lança o inusitado e polêmico Rocket Ride que, a começar pela capa, pouco semelhança tem com seus antecessores. Apostando num som mais cru e cadenciado, O Edguy deixa de lado um pouco o acento melódico. Muito influenciado pelo Hard Rock - segundo o próprio Sammet -, a banda mostra que tem personalidade e audácia. Segundo o vocalista, Rocket Ride é uma prova de que a banda não segue tendências, aproveitando-se do sucesso de discos anteriores. A banda não mais se enquadra no contexto de banda "power metal" ou "metal melódico", o certo é dizer que é simplesmente uma banda de Metal. Destaques: "Wasted Time", "Fucking With Fire (Hairforce One)", "The Asylum" e "Sacrifice". A turnê do Rocket Ride é a maior até o momento pois começa 2006 e só termina em 2008, é gravado um dvd especial em edição limitada em Beijing na China em março de 2006, infelizmente esse dvd só foi comercializado por lá mesmo, chegando aqui somente como bootleg.

Participam do Graspop Festival na Bélgica em 23 de junho e é filmado o vídeo desse show inclusive. A banda vem pela terceira vez ao Brasil em novembro de 2006, onde inclusive o show de São Paulo no Credicard Hall é registrado em vídeo para um futuro dvd que será lançado em abril de 2009.

A banda ia voltar novamente ao Brasil em novembro de 2007 mais infelizmente o show foi cançelado devido ao incompetência dos empresários brasileiros que não deram a devida atenção a banda, o que fez com que fosse impossível fazer o show.

Em 24 de fevereiro de 2007 a banda faz um show especial em sua cidade natal, Fulda, Alemanha em comemoração aos 15 anos, onde tocam pela primeira vez as músicas: Spooks in The Attic e Holy Water.

Em 2007 no verão europeu o Edguy é convidado especial do Aerosmith e toca no American Rock e na Eslováquia abre para os Scorpions.

Em meados de 2008 é lançado o terceiro disco do Avantasia chamado The Scarecrow contando com muitos convidados especiais como Alice Cooper, Jorn Lande, Amanda Sommerville, Roy Khan e muitos outros. O disco que segue a temática diferente dos Metal Operas, o que leva a ser um disco elogiado por muitos e criticado por poucos, devido a sonoridade levada mais para a veia Hard, ao mesmo tempo que atinge boa vendagem em todo o mundo.

Destaque para a grande turnê realizada, primeira turnê do Avantasia, que começa em junho e passa pelo Brasil em 22 de junho em São Paulo, foram 14 grandes shows com a presença de Sascha Paeth, Jorn Lande, Amanda Somerville, Oliver Hartmann, André Matos, Felix Bohnke, Michael "Miro" Rodenberg, Robert Hunecke-Rizzo e Claudy Young. Infelizmente Michal Kiske não participou dos shows e frustou seus fãns que queriam vê-lo ao em ação ao vivo.

Tinnitus Sanctus
Em 14 de Novembro de 2008 sai o novo álbum do Edguy chamado Tinnitus Sanctus, juntamente com o clipe Ministry Of Saints, o álbum recebe excelente crítica da mídia especializada. Tinnitus Sanctus contém um levada mais pro lado do Hard'n Heavy mas não perdendo a identidadade da banda. Destaques para músicas como Sex Fire Religion, mostrando uma pegada mais pesada e hard, Speedhoven pedais duplos, rápida e com refrões que somente o próprio Sammet pode fazer.

Tobias e seus companheiros mostram realmente que cada álbum representa um momento único que a banda passa, mantendo-se firme e forte.

Atualmente
A banda é convidada para tocar numa apresentação especial showcase da rádio alemã Rock Antenne, onde é feito o vídeo desse show. A banda aproveita para divulgar o novo álbum tocando a música Ministry Of Saints.

Atualmente se preparam para turnê mundial que começa em janeiro de 2009, onde ja tem um show marcado em SP no dia 15 de fevereiro e terá apoio de André Matos em alguns shows.

Membros
Membros Atuais

Tobias Sammet - Vocais (1992 - Atualmente)
Jens Ludwig - Guitarra Solo (1992 - Atualmente)
Dirk Sauer - Guitarra Rítmica (1992 - Atualmente)
Tobias Exxel - Baixo (1998 - Atualmente)
Felix Bohnke - Bateria (1998 - Atualmente)

Ex-membros
Dominik Storch - Bateria (1992 - 1997)

Discografia
Demos

Evil Minded (1994)
Children of Steel (1994)

Álbuns
Savage Poetry (1995)
Kingdom of Madness (1997)
Vain Glory Opera (1998)
Theater of Salvation (1999)
The Savage Poetry (2000) (regravação de Savage Poetry)
Mandrake (2001)
Hellfire Club (2004)
Rocket Ride (2006)
Tinnitus Sanctus (2008)

EPs
Painting on the Wall (EP, 2001)
King of Fools (EP, 2004)
Lavatory Love Machine (EP, 2004)
Superheroes (EP, 2005)

Ao Vivo
Burning Down the Opera (2003)

Coletâneas
Hall of Flames (2004)

Singles
La Marche Des Gendarmes (2001)
Painting on the Wall (2001)
Lavatory Love Machine (2004)

Videografia
Videoclipes

All The Clowns (2001)
King Of Fools (2004)
Lavatory Love Machine (2004)
Superheroes (2005)
Ministry of Saints" (2008)

DVDs
Superheroes DVD (2005)

DVDs Bootlegs
Rockpalast Tv Show,Live in Konl,Germany (2004)
Graspop Festival,Bélgica (2006)
China,Beijing (2006)
Radio Rock Antenne Special Show,Germany (2008)
Gênero: Power Metal
País: Alemanha

Lavatory Love Machine
Fonte: Wikipedia.

Um comentário:

  1. I recently came across your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I don't know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.

    Alena

    www.smallbusinessavenues.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala aí, ow!

Digite seu em@il aqui: