
No game, o jogador encarna uma banda iniciante que é influenciada pelo Metallica e toca covers em casas de shows nas redondezas. As canções não aparecerão em ordem cronológica, mas pelo nível de dificuldade. Quem já ouviu sabe que "Kill 'em All", álbum de estréia da banda, de 1983, tem algumas das músicas mais rápidas da carreira da banda. O título retrata alguns dos locais que ficaram na memória da banda, como o clube The Stone em San Francisco e o Hammersmith Apollo, em Londres.
O game prevê cerca de 45 canções, sendo que 40% são de bandas que influenciaram o quarteto, que fizeram turnês juntos ou aparecem no álbum de covers "Garage Inc.", de 1998. Algumas dessas bandas incluem Queen, Foo Fighters, Alice In Chains, Lynyrd Skynyrd, Bob Seger, Kyuss e Samhain. Já o Metallica fornecerá canções como "Master of Puppets", "Enter Sandman", "Hit the Lights", "Fuel" e "King Nothing", ou seja, compreendendo toda a carreira da banda, segundo a publicação Game Informer. Por ora, ainda não se sabe se "Death Magnetic", oferecido por download para "Guitar Hero World Tour", também poderá ser usado em "Guitar Hero: Metallica".
Uma curiosidade do game é relacionada aos ataques do modo multiplayer: todos foram renomeados e seguem nomes de canções da banda. O Trapped Under Ice congela a alavanca do oponente, o Ride the Lightning é um ataque elétrico equivalente ao Amp Overload e o Fade to Black deixa a vista toda escura, impedindo o adversário de ver as notas.